ESDM

 

EARLY START DENVER MODEL (ESDM)

 

ESDM é um modelo de intervenção para o tratamento de crianças autistas bem pequenas que enfatiza a interação social, a espontaneidade e a  iniciativa de comunicação , estimulando também as habilidades cognitivas. O modelo segue os interesses da criança e fornece as bases para a aquisição e construção da linguagem. Utiliza o conhecimento de como os bebes típicos se desenvolvem para facilitar uma trajetória de desenvolvimento similar nas crianças pequenas com risco de autismo. Acredita que , como há uma capacidade de plasticidade cerebral grande nas crianças pequenas, temos a chance de minimizar as deficiências características do autismo.

 

É uma abordagem abrangente de intervenção precoce que engloba crianças autistas com idades entre 12 a 48 meses. Deve ser interdisciplinar, podendo contar com profissionais especializados para a construção de um plano de intervenção. Entre estes profissionais estão : psicólogos do desenvolvimento, psicólogos infantis clínicos, pediatras, médicos, educadores, especialistas em linguagem e analistas do comportamento.

 

O programa prevê um currículo de desenvolvimento que define as competências a serem ensinadas a qualquer momento e oferece um conjunto de procedimentos de ensino para que este conteúdo seja aplicado com eficácia. Ele não está preso a um cenário de aplicação específico, podendo ser usado por equipes de terapia e / ou pais,em  terapia de grupos , em sessões de terapia individual, em uma clínica, ou na casa da criança. Ou seja, é uma abordagem flexível no que diz respeito ao contexto de ensino, objetivos a serem alcançados e materiais utilizados.

Sally Rogers, Ph.D., e Geraldine Dawson, Ph.D., desenvolveram o modelo Denver para intervencao precoce (Early Start denver Model) inicialmente como uma extensão do modelo Denver original, que era voltado para pré-escolares (entre 24 – 60 meses).

Este programa integra um modelo  desenvolvimentista focado na relação, com as práticas de ensino bem-validadas da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Suas principais características incluem :

  • Estratégias analíticas aplicadas aos comportamentos Naturais
  • Sensível a sequencia normal de desenvolvimento
  • É necessário o envolvimento profundo dos pais.
  • Foco nas trocas interpessoais e no afeto positivo
  • Engajamento compartilhado com atividades conjuntas
  • Linguagem e comunicação ensinados em uma relacão positiva e baseada no afeto.

 

Um ensaio clínico randomizado publicado na revista Pediatrics mostrou que as crianças que receberam a terapia ESDM por 20 horas semanais (15 horas por terapeutas treinados, 5 horas por pais) ,em um período de dois anos, mostraram um melhor desenvolvimento das  habilidades cognitivas , de linguagem e comportamento adaptativo. Além disso,  foram observados sintomas  mais brandos de autismo  nestas crianças citadas, em comparação com  crianças  tratadas por outras intervenções comumente disponíveis em suas comunidades.

 

 

 

 

 

 

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