PRT

O que é Pivotal Response training?

É um tratamento de intervenção comportamental, baseado nos princípios da Análise do comportamento aplicada (ABA) e derivada do trabalho de Koegel, Schreibman, Dunlap, Horner, e outros  pesquisadores.

Nas pesquisas do grupo de Koegel, comportamentos centrais  foram identificados nas crianças com autismo: motivação e responsividade a estímulos múltiplos (Koegel & Koegel). O PRT demonstrou mudanças positivas nestes comportamentos “pivôs” que exibem efeitos generalizados sobre muitos outros comportamentos associados com a linguagem e interação social. O treinamento de Respostas Pivôs (PRT) fornece uma diretriz para as competências pedagógicas e tem sido mais bem sucedido para habilidades de interação no jogo, linguagem e social em crianças com autismo.

Principais componentes do PRT:

• Escolha (controle compartilhado para aumentar a motivação)

• Instruções ou oportunidades claras e ininterruptas (ter certeza de que a criança está prestando atenção)

• Reforço das aproximações / tentativas

• Reforço – reforçar o comportamento natural desejado (para a palavra “bola” a criança deverá receber a bola e não elogios, como no ABA. A criança é que escolhe o objeto que o instrutor usará para ensiná-la. Isso é feito para aumentar a motivação)

• Estímulos múltiplos – vários componentes devem ser apresentados (por exemplo, usar dois objetos diferentes, mas com o mesmo verbo, como “rolar o carro ” e depois “rolar a bola” em seguida, “jogar bola”. Apresentar vários componentes também significa usar “calças novas” ou “casaco vermelho” versus apenas “calças” ou “casaco.” Isso é feito para aumentar a capacidade de resposta a estímulos múltiplos. (http://www.spectrumcenter.org/auti smplanning.html).

Tratamento por Respostas Pivôs e Habilidades Sociais: 

Déficits de habilidades sociais são uma característica marcante de crianças com autismo, especialmente a que diz respeito a capacidade de se engajar e compartilhar interesses com os colegas. Aprender as regras de engajamento para a interação bem sucedida com crianças da sua idade é extremamente difícil para as crianças com autismo. “As regras de engajamento; de saber como entrar em um grupo de crianças; como participar de suas atividades, e como falar com eles, são  altamente complexas, não estão escritas, e geralmente são mal-compreendidas” (Howlin, 1998). No PRT , as crianças com desenvolvimento típico podem usar os conceitos deste modelo, com a ajuda dos professores e cuidadores, para ajudar os seus colegas com autismo a atender e manter interações sociais.

O Treinamento por Respostas Pivôs (PRT) envolve ensinar as crianças típicas ou os cuidadores da criança com autismo a usarem estratégias para:

• Ganho de atenção

• Oferecer opções para manter a motivação

• Variar os brinquedos

• Modelar o comportamento social

• Reforçar as tentativas

• Incentivar a conversa

• Estender a conversa

• Alternar turnos

• Narrar jogo (Ensinar Alunos com Autismo: Um Guia para Educadores).

A generalização para o uso de novos brinquedos , de novos adultos na brincadeira, bem como a manutenção do aumento do repertorio de comportamentos de brincadeiras, também tem sido visto em crianças que participaram do PRT (Schreibman, Stahmer, & Pierce, 1996).

Para mais informações

Por favor, visite um dos seguintes sites:

.    http://psy.ucsd.edu/~vcestone/PRT2.html

.    http://www.users.qwest.net/~tbharris/prt.htm

.    http://www.bbbautism.com/ther_prt.htm

.    http://www.spectrumcenter.org/autismplanning. html

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